Você sabia que não basta registrar sua marca para que ela esteja 100% protegida? É necessário também fazer o acompanhamento dela, durante o processo tramitando, mas, principalmente, depois que já foi registrada.

Já falamos outras vezes aqui no blog, sobre a importância de registrar uma marca, e como ter esse registro pode ser um diferencial competitivo no mercado. No entanto, muitas pessoas esquecem que, após a concessão é fundamental acompanhar, porque o empresário pode sim perder uma marca depois do registro, se não estiver atento aos pedidos, recursos e outros processos que envolvem o assunto.

Contratar um escritório especializado é fundamental!

O site do INPI é aberto e qualquer pessoa pode entrar com o pedido de registro. No entanto, o trabalho não envolve somente um preenchimento de formulários.

Há a necessidade de:

i) um diagnóstico prévio para entender se a marca pode ou não ser registrada;
ii) uma pesquisa de anterioridade
iii) analisar juridicamente os resultados: nem sempre o que parece ser impeditivo é. E o contrário também é verdadeiro.

Pensando nisso, é importante ter alguém lhe apoiando nesse momento para evitar gastos de tempo e dinheiro desnecessários. Somente o profissional tem conhecimento da legislação brasileira, dos tratados internacionais e dos manuais dos órgãos de registro. Empresas sérias e bem preparadas fazem além nesse quesito! Elas cuidam da apresentação do pedido do registro da sua marca e até enquanto ela existir.

Acompanhar a marca é fundamental para que ela continue sendo sua

Acompanhar a marca é fundamental para que ela continue sendo sua

Então é preciso analisar minha marca constantemente?

A resposta é SIM! É importante continuar acompanhando para verificar se não há nenhuma empresa tentando se apropriar de sua marca, ou também se não há alguém tentando impedir que você use o nome.

Largar sua marca sem acompanhamento é o mesmo que deixar uma casa sem qualquer vigilância. O profissional é como um segurança, que vai proteger seu espaço e te avisar sempre sobre quem tenta entrar ali.

O monitoramento garante que não haja intercorrência após a obtenção do seu certificado. O profissional também ajuda a Identificar pedidos de terceiros, que possam colidir com o seu, analisar decisões sobre o seu pedido ou registro de marca, controla de prazos de pagamento de taxas e deferimento de registro, prazos de renovação de registro, controla a forma de uso da marca, para evitar perda do registro, rastreia os pedidos de concorrentes, entre outras ações.

Além disso, existem centenas de pedidos de registro de marcas que estão parados em função de exigências do INPI ou de impedimentos que não existem mais e se não há uma atuação do interessado, esses processos podem ficar parados por anos.

Detectando essas ocorrências, é possível acelerar o processo e garantir que o pedido seja finalmente analisado e finalmente deferido.